blog

Tudo que você precisa saber sobre o ensino à distância e ninguém conseguiu te explicar

Sejamos honestos: aprender é algo cansativo. A rotina de estudos, as aulas, as conversas com os alunos e professores, os trabalhos extra classe, as leituras e pesquisa são coisas que tomam muito tempo e dedicação em nossas vidas. E conciliar tudo isso com nosso dia a dia nem sempre é uma tarefa muito fácil. É por isso que algumas pessoas acabam optando pelo ensino à distância, o famoso EaD.

Seja pelo fato de não precisarem sair de casa para assistir às aulas, seja pela acessibilidade em realizar um curso em uma instituição na qual não teriam acesso, ou até pelo novo modo de vida que acabamos adotando devido ao isolamento social, hoje em dia cada vez mais pessoas têm aderido a esta modalidade de ensino.

Mas você sabe como ela surgiu? Será que existe alguma regulamentação sobre ela? Isso é o que você vai descobrir agora, neste artigo especial que a Brainstrom ON preparou para você!

Tudo começou há muito tempo…

Em 1728, Caleb Phillips, um professor de Taquigrafia (uma forma de escrever mais rápido, usando códigos e abreviações) que lecionava em Boston, Estados Unidos, teve a ideia de expandir seus ensinamentos além da sala de aula e começou a anunciar em jornais impressos de todo o país seu curso, enviando cartas aos interessados com conteúdo semanal idêntico ao que passava aos alunos que tinha presencialmente.

Além de demonstrar um grande espírito empreendedor, pois conseguiu enxergar uma solução inusitada para resolver um problema iminente, Caleb revolucionou o mundo e foi a primeira pessoa a colocar em prática o que hoje em dia chamamos de curso à distância.

No Brasil, entretanto, os primeiros relatos de ensino à distância datam do começo do século XX. Em 1904 o Jornal do Brasil oferecia aulas de datilografia aos membros da elite que quisessem aprender. Pouco tempo depois, com o surgimento do rádio, os poucos que podiam ter um aparelho em casa conseguiam escutar aulas de Francês inseridas na programação de algumas estações.

E para quem é o EaD?

A regra é uma só: o EaD é para todos! E não apenas o EaD, toda e qualquer forma  de ensino é para qualquer pessoa que queira aprender, sem qualquer distinção de gênero, idade e afins.
Só que, quando não existe a obrigatoriedade de ter que estar todo dia na mesma sala de aula presencial, as coisas ficam um pouco mais sérias. Porque tudo passa a depender de você e apenas de você!

Claro que no ensino à distância ainda existe a figura do professor, do tutor, do mentor, aquele que transmite o conhecimento. Mas como você passa a ter mais flexibilidade e autonomia para decidir quando quer aprender, também se obriga a ter maior disciplina para conseguir dar conta de tudo que é preciso.

É por isso que, em geral, o perfil do aluno que escolhe um curso à distância é de uma pessoa mais disciplinada, organizada, que consegue criar hábitos e rotinas saudáveis a fim de contribuir para aumentar sua produtividade. Ou seja, um empreendedor nato!

Mas, então, EaD é algo sério?

Não só sério, como seríssimo! A Lei 9394, de 1996, que estabeleceu as diretrizes básicas da educação no país, regulamentou todos os cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres na modalidade EaD, no Brasil.

Segundo dados do Ministério da Educação, em 2016, haviam mais de 1800 cursos cadastrados e autorizados pelo governo para ensinar à distância e mais de 4 milhões de brasileiros já aprendiam sem precisar sair de casa.

É importante destacar que, por mais que seja um curso à distância, a experiência do aprendizado também é extremamente rica e o contato com professores e demais alunos ainda acontece, por outros meios além do presencial.

Reinventar-se para ir além!

Empreender é olhar o mundo ao seu redor e conseguir ter a maturidade para enxergar as adversidades e a capacidade de achar caminhos para contorná-las. Foi assim que surgiu o ensino à distância e é assim que dia após dia você e todo mundo está fazendo para conseguir sobreviver aos novos desafios pelos quais estamos passando.

Falando assim até parece algo simples. E é! Mas há uma diferença enorme entre o simples e o simplório. Dizer que algo é simples não significa dizer que também pode ser algo profundo, que demanda concentração, dedicação. Muito pelo contrário!

Com as ferramentas certas, o simples se transforma no caminho ideal para atingir o sucesso. É o que fazemos aqui na Brainstrom ON.

Nosso curso de Formação em Empreendedorismo e Desenvolvimento pessoal, totalmente ministrado à distância, para você assistir onde e quando quiser, oferece módulos que te ajudam a tirar suas ideias do papel, a melhorar as vendas de sua empresa, a melhorar a visão que você tem de seus negócios e, até, a visão que tem de si mesmo, mostrando que para se reinventar e atingir seus objetivos, basta dar o primeiro passo.

Venha fazer parte desta jornada conosco. Acesse escolabrainstorm.com.br e faça agora mesmo sua matrícula!

Posso ajudar?